S�BADO, 20 DE ABRIL DE 2024
DATA: 16/03/2018 | FONTE: IVI NOTÍCIAS Qual é a pior dor do mundo para você? Dor é um sentimento muito particular. Algumas pessoas toleram mais, outras menos. Entretanto, a pior dor do mundo existe.

A pior dor do mundo: você sabe qual é? O médico do dor, André Mansano, contou no Bem Estar desta sexta-feira (16). A fisioterapeuta Laura Proença mostrou que há muitas ferramentas para lidar com a dor.

 

Dor é um sentimento muito particular. Algumas pessoas toleram mais, outras menos. Entretanto, a pior dor do mundo existe. É a neuralgia do trigêmeo, ou doença do suicídio. É uma dor lancinante, súbita, que afeta o nervo trigêmeo. A pessoa sente dores nos olhos, lábios, nariz, couro cabeludo, testa e/ou mandíbula. Ela acomete principalmente as mulheres depois dos 40 anos, mas a boa notícia é que existe tratamento (remédios e procedimentos).

 

Outras dores frequentes são a de cabeça e lombar. Dos mais de sete bilhões de habitantes do mundo, 90% já tiveram dor de cabeça. Ela pode ser sintoma de doenças graves, como meningite e dengue, pode ser sintoma de estresse ou pode ser sintoma de enxaqueca.

 

Uma dica que pode ajudar a descobrir a causa da dor de cabeça é fazer um diário (quantas vezes você sentiu a dor? O que comeu? O que fez nesse dia? Como é a dor?). Com essas informações, fica mais fácil descobrir a causa e o melhor tratamento. Quem tem muita dor de cabeça deve evitar alimentos muito gordurosos. Na hora dor, fuja de lugares muito claros e barulhentos.

 

Já as dores na lombar são multifatoriais. Elas estão relacionadas ao sedentarismo, fatores genéticos e até ao tabagismo. A dor lombar crônica é uma das mais incapacitantes.

18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
10/04/2024 Em uma semana, MS registra duas mortes e 765 novos casos de covid
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS