SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 18/02/2018 | FONTE: Correio do Estado Anti-inflamatórios e antitérmicos podem provocar intoxicação

Dados divulgados pelo Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) revelam que, a cada hora, duas pessoas se intoxicam pelo uso de remédios.

A automedicação é a principal causa da maioria desses casos, uma cultura difícil de modificar no País. A população tem o hábito de pedir indicações de remédios para amigos, vizinhos e até procurar na internet informação não especializada.

O professor Maurício Yonamine, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e diretor do Laboratório de Análises Toxicológicas, esclarece que um profissional de saúde deve sempre ser consultado antes do uso de qualquer medicamento. Mesmo analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos de venda livre podem provocar intoxicação.

O Conselho Federal de Farmacêuticos está realizando uma campanha para conscientizar as pessoas do perigo que é a automedicação. Para o professor, crianças e idosos são os mais vulneráveis, mas toda a população pode sofrer com o problema, pois a cultura é muito difícil de combater.

18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
10/04/2024 Em uma semana, MS registra duas mortes e 765 novos casos de covid
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS