QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
DATA: 14/02/2018 | FONTE: G1 MS Sociólogo diz que ex-governador de MS é 'última figura da velha guarda política' a morrer Wilson Barbosa Martins foi o 1º governador eleito de Mato Grosso do Sul, além de ter sido senador, deputado federal e prefeito de Campo Grande

A morte do ex governador de mato grosso do sul wilson barbosa martins nesta terça-feira (13), é classificada pelo sociólogo Paulo Cabral como a partida da "última figura da velha guarda política". A história do estado tem a participação direta do político, que morreu aos 100 anos.

"Não se pode escrever a história dos seus 30 anos [de Mato Grosso do Sul] sem a família Barbosa Martins e sem a atuação de Wilson. Ele é a última figura do clã e a última figura da velha guarda política a partir", afirmou o sociólogo.

Wilson governou o estado em dois períodos. Além disso, foi o primeiro governador sul-mato-grossense eleito pelo voto direto. Também representou Mato Grosso do Sul no Senado e na Câmara dos Deputados e foi prefeito de Campo Grande.

Mas a vida pública do ex-governador começou logo após um período que teve os direitos políticos cassados. Na avaliação do sociólogo, Wilson sempre foi um "democrata convicto", do partido de oposição ao regime militar.

"Retornou para participar da seccional OAB de Mato Grosso do Sul e da OAB já é lançado ao governo do estado às históricas eleições de 82, que eram as primeiras diretas para governador depois do período ditatorial. Não cumpre todo mandato porque se desincompatibiliza para disputar ao Senado e participa do Senado Constituinte e, no fim do mandato, retorna para se candidatar pela segunda vez a governador de Mato Grosso do Sul", disse Paulo Cabral.

 

 

25/04/2024 Projeto propõe utilidade pública para Centro de Tradições Gaúchas de Maracaju
POLITICA
24/04/2024 Presidente convoca deputados da Comissão de Monitoramento da Previdência
POLITICA
23/04/2024 Presidente Gerson defende "lacração do bem" para divulgar resultados à população
POLITICA
22/04/2024 Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro
POLITICA
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS