SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 08/02/2018 | FONTE: sul news Em um ano, PMA captura 1,7 mil animais silvestres em áreas urbanas

Em todo ano passado, 1.742 animais silvestres foram capturados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) nos perímetros urbanos de Mato Grosso do Sul. O aumento foi de 25% em relação ao período anterior e representa uma média de cinco resgates diários, sendo a maioria de aves.

Somente em janeiro deste ano, foram capturados 203 animais, cerca de 6,54 resgates por dia. Um dos mais recentes foi registrado na semana passada, quando uma onça-parda causou grande alvoroço ao procurar abrigo em um pé de jaca, no município de Dourados.

De acordo com levantamento da corporação, os animais são resgatados em árvores, quintais e também em lugares inusitados. “Já encontramos anta em piscina, capivara em armários, em fossas, jacarés em lagoas de tratamento de indústria, gambá em máquina de lavar, serpentes e lagartos em motores e no interior de veículos, tamanduá-bandeira em churrasqueira”, descreve o tenente-coronel, Edmilson Queiroz. 

Na Capital, foram capturados 823 animais em 2016 e 824 em 2017, uma média de 2,25 capturas por dia. Em janeiro deste ano, foram 88 resgates, o que equivale a 2,83 ao dia. 

A captura de animais silvestres é realizada pela PMA há 31 anos. A maioria é encaminhada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), localizado na Capital. Dependendo das condições dos bichos, eles são soltos na natureza após avaliação de médicos veterinários e biólogos.

RESGATES

A corporação disponibiliza total de 20 equipes e 20 viaturas voltadas às capturas de animais às subunidades de Mato Grosso do Sul. Por isso, muitas vezes, a PMA é criticada pela demora no atendimento.

“Mas a orientação é sempre entrar em contato com nossas unidades, em casos de surgimento de animais silvestres no perímetro urbano. É importante evitar a aproximação se houver situação de risco, envolvendo grandes mamíferos e animais peçonhentos”, ressalta Queiroz.

A PMA realiza trabalhos preventivos, difundindo informações sobre legislação e educação ambiental com o objetivo de combater o tráfico de animais, principalmente em propriedades rurais.

Os municípios mais críticos são Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Brasilândia, Naviraí e Mundo Novo.

 
26/04/2024 Tacuru - Prefeitura e SEJUSP entregam veículo para Aldeia Sassoró
CIDADES
26/04/2024 Iguatemi recebe R$ 1,8 milhão para construir Unidade de Saúde
CIDADES
26/04/2024 Naviraí - Curso de corte, costura e modelagem e confecção de peças em andamento
CIDADES
26/04/2024 Naviraí - PMA recupera carreta roubada e consegue negociar soltura de vitima que era mantida refém
CIDADES
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS