QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
DATA: 25/01/2018 | FONTE: Dourados News Adolescente detido e com quase 20 passagens, pode ser internado

O adolescente de 15 anos foi preso , em Nova Andradina na operação 'Bom Dia', desencadeada pela Polícia Militar, tem quase 20 passagens em crimes dos amis divesos tipos, todos praticados em menos de três anos. Por isso, a responsável pelo caso, Daniela de Oliveira Nunes Leite, sugeriu, de acordo com o site Nova News, que o menor seja internado.

As reiterações são em relação aos atos cometidos principalmente contra o patrimônio como furtos em residência que, segundo ela, trata-se de uma de suas especialidades no mundo do crime. Além de furtos, o adolescente tem ainda passagens em delitos como roubo, tráfico, ameaça e porte de droga.

“Hoje, Nova Andradina sofre com a incidência de crimes contra o patrimônio que, em grande parte, são praticados por menores infratores, além ainda da receptação que alimenta a cadeia desse tipo de delito. Se o furto ocorre, é porque já tem para quem repassar”, explana a delegada.

Quanto aos adolescentes envolvidos, Daniela detalhou que existe uma grande preocupação da polícia em conter a ação dos infratores que não há rigor da lei na aplicação de sanções para barrar a incidência de crimes.

“Pelo que se vê, eles se valem da lei que é falha e da dificuldade que a Justiça tem em conseguir vagas de internação, que são mínimas e mais restritas a apenas crimes gravíssimos. Quando são apreendidos, conseguirmos mantê-los apenas cinco dias detidos e em seguida precisam ser liberados devido à falta de vagas em UNEIs (Unidades Educacionais de Internação) e os delitos voltam a acontecer como antes ao serem vislumbrados pela atratividade do mundo do crime”, pontuou. “Medidas urgentes precisam tomadas para frear tal situação com ações que oportunizem a esses adolescentes uma nova condição de vida”, frisou a autoridade policial.

Entre os nove detidos, o adolescente, natural de Nova Andradina, foi enquadrado no delito de receptação ao ser flagrado com uma das quatro motos furtadas no pátio da delegacia no último domingo (21). Conforme noticiado pelo Nova News à época, ele ficou detido cinco dias na 1ª Delegacia de Polícia no último mês de dezembro, após a SIG (Seção de Investigações Gerais) elucidar o furto na residência de um médico no município em que três menores foram identificados. Na fuga, um disparo de arma de fogo foi efetuado para intimidar as vítimas.

Segundo a delegada, outros dois envolvidos no esquema, ambos maiores de idade, foram mantidos presos e aguardam a realização de audiência de custódia. M.H.S.A., 19 anos, conhecido como ‘Marcinho PCC’, também conta uma vasta ficha criminal, sendo que, de todos os crimes, apenas um foi cometido após completar a maioridade. Já C.A.O., de 24, o ‘Maxixe’, morador em Batayporã, tem condenação em outro estado e duas receptações já em Mato Grosso do Sul. Ambos responderão por receptação.

Os outros cinco, pelo apurado, já não se encontravam em situação de flagrante e após serem ouvidos e indiciados, foram liberados. Estes teriam confirmado a prática do furto das motos. Quanto ao nono detido, a polícia não encontrou indícios de sua participação dos crimes, sendo liberado após ser ouvido.

25/04/2024 Espancada duas vezes pelo marido em Dourados, grávida é levada para hospital
POLICIA
24/04/2024 Homem é preso por coagir adolescente estuprada após solicitar medida protetiva em MS
POLICIA
23/04/2024 Mais de cem quilos de cabelo humano que seriam levados a SP são apreendidos na BR-262
POLICIA
22/04/2024 Com faca cravadas nas costas, homem é levado inconsciente para a Santa Casa de Campo Grande
POLICIA
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS