SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 18/01/2018 | FONTE: Redação ITAQUIRAÍ-Degradar mata ciliar causa punição para fazendeiro

A Polícia Militar Ambiental (PMA) multou um fazendeiro em R$ 40,6 mil por degradação de matas ciliares de rio e assoreamento de córrego. Foi durante vistorias nas propriedades rurais do município de Itaquiraí, nesta quarta-feira.

Os policiais localizaram nesta quarta-feira (20), em uma fazenda de 1.940 hectares, diversas degradações ambientais, inclusive, em áreas protegidas de preservação permanente. Na propriedade rural, a PMA verificou que o gado era mantido adentrando as matas ciliares de um córrego e do rio Maracaí que cortam a propriedade.

A falta de conservação do solo na propriedade e o pisoteio dos animais fizeram com que fossem carreados sedimentos, causando assoreamento do córrego que corta a propriedade. Devido a falta de proteção do solo e das matas ciliares, houve ainda erosão de margem do rio Maracaí, que também corta a propriedade. Só de área protegida foram degradados sete hectares.

As atividades foram paralisadas. O fazendeiro, residente em Cascavel (PR), foi autuado administrativamente e multado em R$ 40,6 mil. O autuado também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). A pena é de um a três anos de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar junto ao órgão Ambiental Estadual um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA).

 

25/04/2024 Placa informativa em pet shops e mais cinco projetos são votados na Câmara nesta quinta-feira
Geral
25/04/2024 PF retoma agendamento para emissão de passaporte após tentativa de ataque
Geral
25/04/2024 Durante confusão, mulher tenta pegar arma e morde perna de policial em Aparecida do Taboado
Geral
25/04/2024 Mulher é cercada por trio, espancada e tem braço quebrado ao ser acusada de furto de shampoo
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS