S�BADO, 20 DE ABRIL DE 2024
DATA: 15/01/2018 | FONTE: Redação/Assessoria Governo do estado homologa emergência em 7 dos 16 municípios que a decretaram em MS Foram reconhecidos os decretos de emergência dos municípios de Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí e Eldorado.

O governo de Mato Grosso do Sul homologou nesta segunda-feira (15) a situação de emergência em 7 dos 16 municípios do estado que a decretaram em razão dos estragos provocados pelas chuvas dos últimos dias.

Foram reconhecidos os decretos de emergência dos municípios de Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí e Eldorado, em decreto assinado pela governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), publicado no Diário Oficial do estado.

O decreto aponta que o excesso de chuva entre o fim de dezembro e este mês causou diversos danos aos municípios atingidos, principalmente na área rural. Nestas áreas foram afetadas estruturas como pontes, estradas e bueiros, o que pode causar problemas para o transporte de alunos no início do ano letivo, atrapalhar a condução das lavouras e o escoamento da safra, da produção de leite e o transporte de animais.

Na quinta-feira passada (11), o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Isaias Ferreira Bittencourt, antecipou ao G1 que com base em informações preliminares repassadas pela equipe que visitou nove municípios que tinham decretado emergência, que seriam homologadas as situações em pelo menos quatro deles: Itaquiraí, Iguatemi, Sete Quedas e Tacuru.

Bittencourt disse também que aguardava os relatórios que seriam apresentados pelas equipes que retornavam naquele dia após as vistorias para se pronunciar sobre as outras cidades que tinham decretado emergência.

Além destas sete cidades que obtiveram a homologação nesta segunda, também já decretaram emergência os municípios de: Deodápolis, Batayporã, Japorã, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Mundo Novo e Amambai.

A partir da homologação, o estado pode oficialmente mobilizar suas estruturas e órgãos para auxiliar os municípios atingidos, fornecendo, por exemplo, combustíveis para maquinário, distribuindo alimentos para famílias desabrigadas e fazendo a contratação de empresas terceirizadas em regime de urgência, sem licitação, para obras de recuperação.

 
 
19/04/2024 De MS, Fernando é um dos primeiros indígenas promotores do Brasil
Geral
19/04/2024 Milei pede à Otan parceria especial com Argentina
Geral
19/04/2024 Tem NIS final 3? Seu Bolsa Família será pago nesta sexta-feira
Geral
19/04/2024 Haja imunidade: Após dias chuvosos, tempo seco predomina em Mato Grosso do Sul
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS