QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
DATA: 14/01/2018 | FONTE: Redação Merkel pode se juntar a Macron em Davos para confronto épico com Trump Fórum Econômico Mundial acontece entre 23 e 26 de janeiro e atrairá cerca de 60 chefes de Estado e governo.

A chanceler alemã Angela Merkel considera se juntar ao presidente francês, Emmanuel Macron, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na próxima semana, no que pode se tornar um confronto épico de visões de mundo com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Esperava-se que Merkel, atualmente com dificuldades para formar uma coalizão desde as eleições na Alemanha em setembro, pulasse a reunião anual de líderes, executivos, banqueiros e celebridades nos Alpes Suíços pelo terceiro ano consecutivo.

 

Mas autoridades alemãs disseram que, após chegar a um acordo preliminar de coalizão com o partido de centro-esquerda Social Democratas (SPD) na sexta-feira, ela pode viajar a Davos e acabar protagonizando um confronto com Trump, que deve falar no último dia do fórum.

A presença da chanceler alemã sinalizaria seu retorno para o política internacional após meses de impasse político, no qual ela evitou os holofotes. Também permitiria que Merkel e Macron, que deve falar no dia 24 de janeiro, dois dias antes de Trump, reafirmem seu compromisso em reformar a União Europeia após a decisão britânica de deixar o bloco, bem como defendam valores liberais democráticos diante das políticas "América Primeiro" de Trump.

O porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, foi tímido na semana passada quando perguntado se ela compareceria ao fórum, que acontece entre 23 e 26 de janeiro e atrairá cerca de 60 chefes de Estado e governo.

24/04/2024 Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Geral
24/04/2024 Carro com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados é apreendido na MS-164
Geral
24/04/2024 TRF3 atende 250 indígenas e homologa concessões de benefícios na aldeia Bororó
Geral
24/04/2024 STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS