SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 12/01/2018 | FONTE: Redação Pavimentação e doação de lotes leva a denuncia contra ex-prefeita

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) apresentou duas denúncias contra a ex-prefeita Dinalva Mourão, de Coxim, contestando atos apresentados no fim de seu mandato. As ações de improbidade administrativa foram protocoladas na Justiça Estadual no fim de 2017, durante o recesso do Poder Judiciário. A assessoria da Procuradoria informa que a medida foi tomada para evitar a prescrição das sanções.

A primeira denúncia envolve a ex-prefeita, a empresa Thiago Rodrigues & Cia Ltda. e Janio Rodrigues, e questiona a pavimentação da rua Gilberto Reginaldo dos Santos, no bairro Santa Maria, em 2010. Conforme o promotor Marcos André Sant’Ana Cardoso, a obra foi feita sem a preparação do sistema de drenagem. Com as primeiras chuvas, o asfalto acabou “severamente danificado”.

Para o MPMS, houve dano ao patrimônio público e ferimento a princípios administrativos, levando ao pedido para aplicação de penas por improbidade contra Dinalva –incluindo perda de função pública e suspensão dos direitos políticos por até cinco anos, bem como a recuperação dos danos ao erário.

LOTES

A ex-prefeita foi denunciada, também, por conta das doações, em 2012, de 25 lotes de um imóvel na rua Frei Cirino João Primon, na Vila Bela, ao lado do cemitério. Os atos teriam sido realizadas em ano eleitoral, o que configura conduta proibida para o gestor público, segundo o MPMS.

Além dessa falha, apontou-se que o loteamento pretendido pela prefeita não foi aprovado pela Gerência de Projetos da administração coxinense, e que o empreendimento não foi devidamente matriculado no cartório de registro de imóveis – como manda a lei de parcelamento do solo. Dinalva Mourão também foi denunciada na esfera penal por parcelamento irregular de solo urbano e doação de bens públicos em desacordo com a lei.

26/04/2024 Ministra e presidente da Petrobras chegam às 9h30 para visita rápida à UFN3
Geral
26/04/2024 Justiça quer hospital de Três Lagoas com cirurgias neurológicas em 6 meses
Geral
26/04/2024 Ex-adjunto da SAD-MS volta para a Casa Civil e João Cesar Mattogrosso vai para o Detran-MS
Geral
26/04/2024 Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS