TER�A-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
DATA: 21/12/2017 | FONTE: Redação PMA de Naviraí autua proprietário rural paranaense em R$ 15 mil por armazenamento ilegal de 3 mil litros de agrotóxicos

Durante fiscalização ambiental em fazendas no município de Itaquiraí, Policiais Militares Ambientais de Naviraí localizaram ontem (20), agrotóxicos armazenados de forma irregular. 3.000 litros de agrotóxicos estavam em tambores plásticos, com riscos de contaminação do solo, de pessoas e animais.

O produto perigoso estava a céu aberto na propriedade, com acesso livre a pessoas e animais. Também não havia nenhum rótulo de risco no local em que estava o agrotóxico, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

O proprietário rural, residente no estado do Paraná, foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos, conforme determina a legislação.

A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 15.000,00, contra o autuado.

O infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.

A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.

14/04/2024 Corpo é encontrado decapitado em aldeia de Amambai
POLICIA
13/04/2024 Mulher é condenada a 12 anos de prisão por matar enteada a golpes de martelo em Dourados
POLICIA
12/04/2024 Para ‘reatar casamento’ homem mente que foi estuprado e roubado em Campo Grande
POLICIA
11/04/2024 Mulher é indiciada por tortura após agredir adolescente por intrigas em Brasilândia
POLICIA
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS