S�BADO, 27 DE ABRIL DE 2024
DATA: 20/12/2017 | FONTE: Redação Caarapó completa 59 anos de fundação em dia de chuva e sem festa

O município de Caarapó, distante 283 quilômetros de Campo Grande, comemora 59 anos de fundação nesta quarta-feira (20). Apesar da data, não há atividades previstas em comemoração ao aniversário da cidade.

Habitado inicialmente por "mineiros", como eram chamados os empregados da Cia Mate Laranjeira, o primeiro povoado do município era chamado de Santa Luzia, formado pelos trabalhadores que se dedicavam à extração da erva-mate, muito produtiva na região.

O progresso da região teve por base a extração da erva-mate, pois a Cia. Mate Laranjeira, concessionária da exploração, entregava a terceiros, áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, onde deveriam construir uma “Rancheada” ou casa sede e uma larga trilha no seio da floresta, para permitir a passagem dos veículos de tração animal, que procediam o escoamento da produção de erva-mate. Essas trilhas, conhecidas no vocabulário indígena como “tape-jacienda”, se prolongavam até às margens do Rio Amambaí. Daí por diante, o transporte da erva-mate era efetuado por via fluvial até os centros consumidores.

O povoado foi fundado em 1927, por Nazário de Leon e Manoel Benites. Já o município, fundado em 1958, recebeu o nome de "Caarapó" - termo oriundo da língua guarani - que significa "raiz de erva mate", através da junção dos termos ka'a ("erva mate") e rapó ("raiz").

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa de população atualmente é de 29.292 pessoas, 3.525 pessoas a mais do que em 2010. Quem for aproveitar o dia na cidade, deve se preparar para sair de casa com guarda-chuva.

O dia no município será de sol entre nuvens, com previsão de pancadas isoladas de chuva a qualquer hora. A temperatura fica entre 21°C e 34 °C.

26/04/2024 Se humilhando? Gracyanne Barbosa usa música inacreditável em indireta a Belo
ENTRETENIMENTO
25/04/2024 Após flagra em supermercado, Ana Castela toma atitude, assume e posta foto com Gustavo Mioto
ENTRETENIMENTO
24/04/2024 Edu Guedes revela valor do seu patrimônio milionário: “Trabalho muito”
ENTRETENIMENTO
23/04/2024 Festa da Farinha terá shows de Barões da Pisadinha e Israel e Rodolffo em Anastácio
ENTRETENIMENTO
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS