QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
DATA: 30/11/2017 | FONTE: Assessoria Diretor do Hospital Municipal faz balanço das ações realizadas
Diretor do Hospital Municipal de Naviraí, Welligton Santussi. (Foto Divulgação)

Em entrevista realizada ao programa Informe Municipal que será transmitido neste próximo sábado, dia 02 de dezembro, o diretor do Hospital Municipal de Naviraí Welligton Santussi falou um pouco sobre as ações realizadas neste ano de 2017.

Segundo Weliton, nestes quatros meses de sua administração, ele conseguiu dar andamento a Licitação de órteses e próteses, que estavam em falta, o que estava comprometendo a realização das cirurgias ortopédicas. Disse ainda que está aguardando a entrega dos novos materiais e inclusive com mais dois perfuradores pneumáticos que serão fornecidos em comodato.

“Realizamos também a correção de 60% das irregularidades sanitárias apontadas na vistoria da VISA, restando apenas algumas poucas alterações estruturais, cujo planejamento de obras já está alinhado com o setor responsável, para ter início assim que terminarem as obras nos postos de saúde”, destacou.

Welligton disse ainda que foi realizada uma limpeza e reestruturação de várias salas, permitindo melhor aproveitamento do espaço do hospital, bem como a instalação da nova tubulação de gás de cozinha e a construção de um abrigo adequado para os vasilhames de gás, que representou uma economia de mais de R$2.000,00 por mês em gás de cozinha.

Outro ponto destacado foi a realização de um projeto para mudança do serviço de triagem, proporcionando mais conforto e privacidade para os pacientes, bem como a instalação de câmeras de monitoramento em todos os acessos do hospital e pontos de circulação de pessoas garantindo uma maior segurança aos usuários.

“Ativamos a sala de higienização do pronto socorro, destinada à remoção das sujidades de pacientes antes da realização de intervenções mais invasivas, reduzindo assim o risco de infecção”, ressaltou o diretor informando ainda que esta em execução um projeto para mudança do repouso médico, dando lugar a uma sala de isolamento 100% dentro dos parâmetros sanitários.

Welligton falou também sobre a implantação do programa de educação continuada para treinamento dos colaboradores em protocolos assistenciais e nos programas de humanização. “São encontros mensais e toda a equipe participa. Esse talvez seja o maior legado dessa gestão, que é o investimento no material humano e a valorização dos nossos profissionais de saúde” disse.

Outros pontos destacados foram a implantação do programa de segurança do paciente, implantação da comissão de avaliação de óbitos, a revisão do protocolo de Controle de infecção hospitalar, a implantação do serviço de ouvidoria hospitalar, cujo estatuto já está elaborado e aguardamos a produção dos impressos para apresentação do serviço. “A ideia é dar um tratamento imediato e personalizado as queixas internas, sejam de pacientes ou de colaboradores”, destacou.

Segundo Welligton agora as tomografias estão sendo laudadas e até as que precisam de contraste estão sendo realizadas, pois houve um investimento no treinamento da equipe.

“Solicitamos também a licitação de equipamentos para aparelhagem de leitos especializados, compostos, por respiradores, monitores multiparâmetros, desfibriladores e bombas de infusão para uso principalmente de drogas vaso ativas”, completou.

O diretor do Hospital Municipal enfocou também a realização e aprovação da nova padronização de medicamentos, focada na resolutividade e economicidade, retirando medicamentos obsoletos e redundantes (duas drogas que fazem a mesma coisa agindo no mesmo sitio), mantendo apenas um, bem como a inclusão de novos antimicrobianos, conferindo maior arsenal terapêutico.

Próximos passos

Welligton Santussi disse que as próximas metas almejadas pela Administração é a reestruturação do centro cirúrgico (substituição dos focos, manutenção do instrumental, substituição dos aparelhos de ar condicionado, mudança da Central de Materiais Esterilizados), a instalação de aparelhos de ar condicionado nas enfermarias, televisores, a reorganização das escalas dos técnicos de imobilização, a fim de reduzir o tempo de espera do paciente, além de cobrar o funcionamento pleno das comissões instaladas e uma nova contratualização, buscando isonomia nos repasses do estado.

25/04/2024 Placa informativa em pet shops e mais cinco projetos são votados na Câmara nesta quinta-feira
Geral
25/04/2024 PF retoma agendamento para emissão de passaporte após tentativa de ataque
Geral
25/04/2024 Durante confusão, mulher tenta pegar arma e morde perna de policial em Aparecida do Taboado
Geral
25/04/2024 Mulher é cercada por trio, espancada e tem braço quebrado ao ser acusada de furto de shampoo
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS