SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 23/11/2017 | FONTE: MídiaMax Equipe de MS ajuda nas buscas do submarino argentino desaparecido
Foto Divulgação

A aeronave SC-105 Amazonas SAR, que faz parte do Esquadrão Pelicano faz parte das operações de busca do submarino argentino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15, com 44 tripulantes. No sábado (18), o equipamento fez seu primeiro voo pela operação de buscas que é coordenada pela Marinha da Argentina.

De acordo com informações da Base Aérea de Campo Grande, 18 militares compõe a tripulação da SC 105. Em entrevista para a rádio da FAB, o Comandante do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, disse que a aeronave é a mais moderna e equipada em busca e salvamento da FAB e tem 8 horas de autonomia de voo.

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), além do voo realizado no sábado, a SC-105 decolou também nesta segunda-feira (20/11), às 11h35 (horário de Brasília) do Aeroporto Comandante Espora, na Bahia Blanca, na busca pelo Submarino ARA San Juan que está desaparecido desde a última quarta-feira (15/11), com 44 tripulantes.

A aeronave, equipada especialmente para busca e salvamento, sobrevoou uma área de 24.300 quilômetros quadrados durante seis horas, pousando às 18:05 (horário de Brasília). Essa é a primeira missão de busca real da aeronave desde que foi incorporada, em agosto deste ano, ao Esquadrão Pelicano (2º/ 10º GAV), sediado na Ala 5, em Campo Grande (MS).

Segundo informações da FAB, cada país e estado mantém serviços de busca e salvamento. Além do Esquadrão Pelicano, outra equipe brasileira também está auxiliando nas buscas. A P-3AM Orion, do Esquadrão Orungan, sediado em Salvador (BA), fez seu primeiro voo nesta terça-feira (21) .

Esquadrão Pelicano

O Esquadrão Pelicano é um dos mais antigos da FAB voltados para a missão de busca e salvamento no Brasil e completou 60 anos em 2017. Segundo o Major Aviador Leonardo Machado Guimarães, Chefe do Setor de Operações do 2º/10º GAV, apenas em 2016 o esquadrão realizou 14 missões de busca.

O esquadrão trabalha também em evacuações aeromédicas, atendimentos a calamidades públicas, ajuda humanitária, sem falar de atividades envolvendo helicópteros, resgate e tantas outras. “Se fizer um levantamento histórico, são mais de 600 missões apenas de buscas. Com certeza este número é bem maior. O esquadrão esteve envolvido em praticamente todas as que tiveram vulto no País”, explica.

O grupamento esteve envolvido, por exemplo, nos trabalhos realizados na queda do voo 254 da Varig, em 1989; do voo 1907 da Gol, em 2006; e do voo da Air France, em 2009.

Submarino desaparecido

O submarino ARA San Juan está desaparecido desde o dia 15, com 44 tripulantes. Em sua última comunicação, o capitão informou que a embarcação estava com problemas de bateria e que havia apresentado um "curto-circuito", conforme publicado pela BBC. O submarino e pode estar tanto na superfície quanto submersa, com ou sem propulsão.

Na segunda-feira, dia 13 de novemtro, o submarino deixou Ushuaia, na Patagônia, e faria trajeto até à base naval de Mar del Plata, ao norte. Na quarta-feira (15), quando fez o último contato, estava a 432 km do ponto de partida da viagem.

A embarcação tinha provisões de oxigênio e comida para a tripulação para 15 dias, entretanto . Segundo ele, a embarcação tinha provisões para 15 dias. Entretanto a tripulação pode estar passando por dificuldades, pois, segundo a Marinha da Argentina, a quantidade de oxigênio já pode ter entrado em nível crítico.

18/04/2024 Rapaz acusado de estupro de duas adolescentes em Dourados é condenado a mais de 20 anos de prisão
Geral
18/04/2024 LISTA: Termômetros marcam mínima de 10°C na primeira frente fria do ano em MS
Geral
18/04/2024 Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 2 recebem nesta quinta-feira
Geral
18/04/2024 Mega-Sena pode pagar R$ 72 milhões em sorteio desta quinta-feira
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS