SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 20/11/2017 | FONTE: Globo Esporte Consciência negra: representatividade no esporte cresce, mas racismo ainda fere Atletas relatam diminuição do preconceito racial nos últimos anos, mas dizem ainda sofrer discriminação; nenhum presidente de Confederação é negro
Foto Divulgação

As histórias são mais raras do que no passado, mas ainda machucam. Se a representatividade dos negros cresceu nas delegações olímpicas e paralímpicas do Brasil nos últimos anos, o racismo infelizmente não abandonou o cotidiano destes atletas. Seja no ambiente esportivo ou fora dele, de forma velada ou explícita, o preconceito ainda se faz presente.

Quando se observa as posições de poder do esporte nacional, o cenário ainda é discrepante. Nenhum dos 33 presidentes das Confederações Olímpicas Brasileiras é negro - Gerli Santos foi o mandatário da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) por quatro anos, mas não segue mais no cargo. Entre os principais dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil, todos são brancos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que mais da metade da população brasileira se declara negra ou parda no censo. Mas nem o COB nem o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) possuem um levantamento preciso sobre quantos eram os atletas negros a competirem na Rio 2016. Como esta declaração de etnia, pelos conceitos do IBGE, é pessoal e voluntária, não podemos precisar a expressão total da participação negra nas delegações nacionais.

No dia da Consciência Negra, feriado estabelecido na data que se atribui à morte de Zumbi dos Palmares, o GloboEsporte.com procurou atletas de diversas modalidades para relatarem os desafios que a cor da pele os fez enfrentar em algum momento de suas vidas.

O tema é tão delicado que muitos grandes nomes do esporte nacional, incluindo campeões olímpicos e mundiais, preferiram manter o silêncio e não se expor. Outros relembraram momentos dolorosos, que até hoje remoem na memória. Mas consideraram que falar e externar tais lembranças seria um ato importante na luta pela igualdade racial. Confira alguns destes depoimentos.

 

Evandro Gonçalves – campeão mundial de vôlei de praia

Evandro foi campeão mundial em 2017 ao lado de André Stein  (Foto: Divulgação/FIVB)

Evandro foi campeão mundial em 2017 ao lado de André Stein (Foto: Divulgação/FIVB)

 "Hoje morando na Zona Sul tenho um pouco de medo de andar em certos lugares. Eu ando de bermuda, de camiseta e chinelo, e vejo quando olham assim ou assado. Prefiro andar nos mesmos lugares para não me aborrecer com gente que não sabe da minha índole."

"Uma vez fui ver um apartamento em Copacabana para morar e falaram que eu não teria condições de pagar. Depois a pessoa soube quem eu era e o que fazia e voltou atrás, mas eu tinha perdido o interesse. Tenho pena dessas pessoas."

"No Circuito Mundial acho que sou o único negro. O mais difícil é jogar na Rússia. Nunca fizeram nada contra mim diretamente, mas você sente que faz um ponto, não aplaudem como com outros jogadores."

 

Aline Silva - vice-campeã mundial de luta olímpica

Aline Silva  (Foto: infoesporte)

Aline Silva (Foto: infoesporte)

"O maior problema no Brasil é que as pessoas não reconhecem que existe preconceito. São atitudes pequenas. No dia a dia eu sofro muito, o tempo todo."

"Na época do judô eu sofria preconceito pelo meu cabelo, pelo meu quimono sempre mais sujo. Eu saí do judô em 2000, e um dos motivos foi o preconceito."

"Minha mãe é assessora e procuradora. Tem gente que não acredita, mesmo com todos os documentos indicando isso. Muitas vezes duvidam dela pelo fato de ser negra."

                 

Jefinho - tricampeão paralímpico de Futebol de 5

 Descrição da imagem: Jefinho faz o domínio em jogo contra o Irã (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)

Descrição da imagem: Jefinho faz o domínio em jogo contra o Irã (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)

 "Uma pessoa que é deficiente e negra sofre o dobro. A gente sabe que, infelizmente, no Brasil, as chances não são as mesmas. Quando tem uma disputa de pessoas com as mesmas experiências, o fato de uma pessoa ser branca ou negra ainda faz diferença."

"O racismo no geral é sutil. Às vezes é um olhar, uma virada de rosto, e pelo fato de ser deficiente visual eu não percebo esse tipo de coisa. Só quando é falado para perceber, mas assim é muito raro.

 

 "Espero que o preconceito acabe de uma vez por todas. Somos todos iguais. Não é cor que define caráter."

                                                                  
 

 

 
 

       

 

 

 

 
 
 
19/04/2024 Na estreia de Artur Jorge no Engenhão, Botafogo supera Atlético-GO e vence a 1ª no Brasileirão
ESPORTE
18/04/2024 Flamengo vence São Paulo no Maracanã e aumenta pressão sobre Thiago Carpini
ESPORTE
17/04/2024 CBF tira do Brasileirão três árbitros que apitaram jogos com polêmicas na 1ª rodada
ESPORTE
16/04/2024 Grêmio vence clássico com Internacional no Brasileiro Feminino
ESPORTE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS