QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
DATA: 04/11/2017 | FONTE: Portal Itudo Iguatemi/Naviraí: Temendo falência e sem receber salários industriários tem greve convocada
Foto Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar e do álcool de Naviraí publicou nesta quarta-feira, em um jornal local o edital de aviso de greve dos 350 industriários que trabalham na Destilaria Centro Oeste Limitada (Dcoil), de Iguatemi, cuja maioria dos trabalhadores são residentes em Naviraí. A paralisação começa na terça-feira e será por tempo indeterminado. 

Do total de 350, são 87 trabalhadores que foram demitidos na semana passada e os 263 já receberam o aviso de que a indústria deve fechar até o final de novembro. No entanto, eles não receberam o documento do aviso prévio, estão há dois meses sem receber salários, e há muitos meses eles não recebem as cestas básicas que fazem parte das cláusulas sociais de adicionais previstos em dissídio coletivo (negociação de acordo salarial entre patrões e empregados, mediada pelo Ministério do Trabalho).

Os trabalhadores da Dcoil não sabem quado irão receber os seus vencimentos, não sabem se estão sendo ou não depositadas as parcelas mensais descontadas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) e por isto não sabem como serão as acertos de contas. 

Muitos trabalhadores dizem que não tem mais alimentos em casa, e não tem como comprar o básico para alimentar as suas famílias, além de não terem condições de pagar água, luz ou aluguel. "Como se não bastasse, agora eles cortaram o fornecimento de refeições e estão dizendo para os trabalhadores levarem marmitas", diz indignado o presdiente do Sindicato, Altair Custódio.

Dentre os trabalhadores há cerca de 20 haitianos, que estão alojados em três casas, em Naviraí, todos eles passando necessidades. Muitos deles só tem tido a situação amenizada, graças a algumas pessoas que se apiedam deles e dão alguma ajuda.

Os sindicalistas estiveram na tarde de ontem com o prefeito de Naviraí - Izauri de Macedo (DEM), para apelar para a sua influência junto aos industriais, para tentar amenizar a situação. No caso dos haitianos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ainda não se pronunciou.

Os funcionário esperavam que o pagamento de pelo menos um dos dois salários atrasados acontecesse na última quinta-feira, mas isto não aconteceu. "Os trabalhadores foram dispensados, mas estão sendo chamados para terminar de moer um resto de cana que seria convertido em algo em torno de 20 mil litros de álcool. Evidente, os funcionários se negam a terminar o resto do serviço, porque eles estão com medo de a usina fechar sem liberar seus pagamentos.

Os industriários acreditam que a destilaria Dcoil, fundada em primeiro de julho de 2002, pelo médico Nelson Donadel, com a adesão de Maria Ide de Castro Donadel, no dia 31 de janeiro de 2006 e recentemente da empresa E.G. Administração e Participação Ltda possa estar entrando em um processo de falência.

A Dcoil,em plena safra consegue fazer a moagem de 2,8 mil toneladas/dia de matéria-prima (cana), cujo pocessamento resulta na produção de 7 milhões a 7,5 milhões de litros de álcool (etanol). 

 
24/04/2024 Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Geral
24/04/2024 Carro com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados é apreendido na MS-164
Geral
24/04/2024 TRF3 atende 250 indígenas e homologa concessões de benefícios na aldeia Bororó
Geral
24/04/2024 STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS