TER�A-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
DATA: 08/09/2017 | FONTE: G1 Polícia Federal prende ex-ministro Geddel Vieira Lima A prisão foi determinada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira
O ex-ministro já tinha sido preso preventivamente na operação, em julho. (Foto: Agência Brasil)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, foi preso preventivamente (sem prazo determinado) na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador, três dias após a Polícia Federal (PF) apreender R$ 51 milhões em um imóvel supostamente utilizado pelo peemedebista.

A prisão foi determinada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, em uma nova fase da Operação Cui Bono, que investiga fraudes na Caixa Econômica Federal. Além de Geddel, a PF cumpre mandado de prisão preventiva contra Gustavo Ferraz – que, segundo as investigações, é ligado ao ex-ministro – e outros três mandados de busca e apreensão, todos na capital baiana.

Geddel deixou o prédio pouco depois das 7h, no banco de trás de uma viatura da PF, e chegou ao aeroporto Luiz Eduardo Magalhães cerca de meia hora depois. Ele será levado para Brasília.

O ex-ministro já tinha sido preso preventivamente na operação, em julho, mas recebeu autorização do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para cumprir prisão domiciliar.

Embora a decisão judicial determine que ele seja monitorado por tornozeleira eletrônica, isso não vinha acontecendo pois o governo da Bahia não tem o equipamento.

Sete agentes e dois carros da PF entraram no condomínio de Geddel às 6h. Segundo a TV Bahia (afiliada da Rede Globo), um vendedor ambulante, que estava na região, foi levado para dentro do condomínio, possivelmente para servir de testemunha.

Segundo o MPF, a nova fase da operação busca apreender provas de crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e que as medidas são necessárias para evitar a destruição de provas.

22/04/2024 Em estádio, Riedel torce pelo espetáculo e não entrega estimativa de placar
Geral
22/04/2024 Mais de 1,8 mil candidatos faltaram ao concurso do Hospital Regional
Geral
22/04/2024 Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal
Geral
22/04/2024 Homem passa mal na rua, é socorrido, mas morre em hospital de Corumbá
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS