QUARTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
DATA: 09/06/2017 | FONTE: Dourados News Douradense é convocado para Mundial Paralimpico de Atletismo
Paulo Henrique conquistou a sua convocação para o mundial no mês passado em São Paulo. (Foto: Divulgação)

O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou o atleta douradense Paulo Henrique Andrade dos Reis para competir no Campeonato Mundial de Atletismo do World Para Athletics 2017, que acontece no período de 14 a 23 de julho, na cidade de Londres-Inglaterra.

Paulo Henrique, 18 anos, da classe T13 (baixa visão), é atleta do Projeto Dourados Paralímpico, mantido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), e tem sido destaque em competições nacionais.

O recorde brasileiro no salto em altura no mês passado, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro) em São Paulo, lhe valeu a convocação para a seleção brasileira que disputará o Mundial em Londres.

Paulo Henrique Reis nasceu com retinosquise congênita e, por isso, enxerga apenas 20% com o olho direito e menos de 10% com o esquerdo. Conheceu o atletismo por meio de um professor da escola e competiu pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares de 2010.

O douradense está entre os 18 atletas brasileiros com "Índice A" no ranking nacional. A seleção levará 25 atletas para o Mundial.

VISITA

Na manhã desta quinta-feira, o atleta douradense foi apresentado à prefeita Délia Razuk, que se encantou com a sua história e se disse "feliz e orgulhosa" pela sua convocação para a seleção brasileira.

Délia recordou que a trajetória de Paulo Henrique começou em 2010, quando ela estava como prefeita interina, realizou os Joresd (Jogos Recreativos Especiais de Dourados). A prefeita lembrou que à época se emocionou com "a dedicação e a garra dos portadores de deficiência na busca pela superação". Hoje, iniciando o sexto mês de um mandato legítimo, Délia anuncia que a administração não medirá esforços em apoiar e incentivar cada vez mais o esporte.

Na visita à prefeita, Paulo Henrique estava acompanhado da mãe, Lucinda Reis, do treinador Toninho Pietramale e do diretor da Funed, Jânio Amaro, que discorreram sobre o desempenho do atleta em várias competições e também aproveitaram para falar de projetos desenvolvidos pela a Fundação de Esportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

"A Funed, graças a Deus, vem realizando um excelente trabalho, com várias ações dentro do nosso município e nos distritos. Hoje o Jânio me trouxe essa ótima notícia que foi a convocação deste douradense para o Campeonato Mundial Paralimpico de Atletismo. Com certeza, tenho a plena convicção que ele irá muito bem nos representar nesta competição internacional", disse a prefeita, reafirmando que o "compromisso com as pessoas é também a inclusão social".

"Com essa marca conquistada em São Paulo o Paulo Henrique estabeleceu o recorde mundial, tanto é que ele hoje nada mais é do que o primeiro no ranking em sua categoria", comemorou o professor Toninho Pietramale.

22/11/2017 Renato admite uso de drone no Grêmio: 'mundo é dos espertos'
ESPORTE
21/11/2017 Cotado no Palmeiras, Abel não garante permanência no Fluminense
ESPORTE
20/11/2017 Consciência negra: representatividade no esporte cresce, mas racismo ainda fere
ESPORTE
19/11/2017 Cueva "some" e vira problema de última hora no São Paulo
ESPORTE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS