SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 07/12/2016 | FONTE: Caaraponews Pescadores de Caarapó e Juti realizam mutirão de limpeza em trecho do Rio Amambai
Pescadores com o lixo retirado no rio Amambai. (Fotos: Maycon Chaves)

Aproveitando o chamado período da ‘piracema’, um grupo de aproximadamente 20 pescadores de Caarapó e Juti se reuniram no último sábado (3), para fazer uma atividade diferente a que estão acostumados nos finais de semana e feriados, que é a pescaria na época permitida. Os mesmos realizaram um mutirão de limpeza em um trecho de 45 quilômetros do Rio Amambai. Uma tonelada de lixo aproximadamente foi coletada na oportunidade.

Para o idealizador do mutirão que já acontece pela terceira vez, o empresário Nivaldo Furlan, o trabalho tem como objetivo contribuir com a limpeza do rio e também conscientizar os pescadores sobre a importância de preservá-lo limpo.

De acordo com um dos participantes da coleta do lixo, o jovem empresário, Eduardo Furlan, a limpeza aconteceu desde a ponte velha da Fazenda Tarumã até a divisa dos municípios de Juti e Naviraí, mais precisamente no Córrego São Lucas. As matérias mais frequentes no rio são garrafas pet, sacolas, vasilhas de bebidas, além de sacolinhas de marcação de anzol de galho e lixos de pesqueiros”, informou.

O vereador Luiz Macarrão que também participou do mutirão de limpeza disse que esta é uma iniciativa acima de tudo de conscientização. “Já fazemos isso há três anos seguidos no período em que se encerra a pesca.  Penso que nós que pescamos e usamos o rio, precisamos ter no mínimo essa consciência de respeito à natureza”, comentou.

O vereador cita ainda, que outros projetos de plantio de árvores nativas e frutífera já foram realizados no local como forma de preservar o meio ambiente.

O empresário e vice-prefeito eleito na última eleição, Martins Flores de Araújo, disse que as questões relacionadas ao meio ambiente se tornou nos últimos tempos uma questão de prioridade. “Por isso temos que cuidar das florestas, dos rios pensando não somente no momento, mas também nas futuras gerações. É importante que nos preocupamos e que façamos algo como a limpeza dos rios, plantação de árvores e dentre outras”, salientou.

“Não estou dizendo isso porque me elegi vice-prefeito no município. Pois já faz alguns anos que lá onde pesco com meus amigos já fazíamos essas ações. Sempre após encerrarmos a pesca, a gente se reúne faz um arrastão na beira do rio e depois fecha com uma confraternização. Com isso vamos fomentando essa ideia e mobilizando os novos adeptos da pescaria a se interessar pela causa do meio ambiente”, disse Martins. 

O empresário informou ainda que esse trabalho de mutirão é uma forma do grupo de pescadores contribuir de volta com a natureza. “Com esse trabalho tentamos passar para as pessoas, o cuidado que devemos ter com o lixo não somente na beira dos rios, mas também em nossas casas, em nossa cidade. Infelizmente nossa cultura ainda é muito atrasada em comparação com os países chamados de primeiro mundo. Lá ninguém joga se quer uma ‘bituca’ de cigarro no chão. Pois as leis existem e são aplicadas em caso desobediência. Meu desejo é que a sociedade se conscientize e que a cada dia possamos cuidar melhor do nosso meio ambiente”, finalizou Martins Flores de Araújo.

Para o subtenente Ismael Carlos Frais Junior, do BPMA, essa iniciativa é muito importante, não só pelo fato da limpeza das margens dos rios, mas principalmente fazer com que as pessoas se conscientizem sobre um dos grandes problemas do mundo moderno que é a destinação adequada do lixo. “Com essa iniciativa de vários seguimentos da sociedade e com o apoio da imprensa, buscamos chamar a atenção para o problema do lixo”, observou o subtenente Frais.

Esse trabalho de limpeza de parte do Rio Amambai contou também com o apoio do ex-prefeito de Juti,  Ricardo Justino, o “Grilo”, o qual ajudou também a recolher os materiais coletados.

25/04/2024 Placa informativa em pet shops e mais cinco projetos são votados na Câmara nesta quinta-feira
Geral
25/04/2024 PF retoma agendamento para emissão de passaporte após tentativa de ataque
Geral
25/04/2024 Durante confusão, mulher tenta pegar arma e morde perna de policial em Aparecida do Taboado
Geral
25/04/2024 Mulher é cercada por trio, espancada e tem braço quebrado ao ser acusada de furto de shampoo
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS